adult-aged-blur-834863.jpg

você está no artigo

Permeabilidade na arquitetura: projetos que reinterpretam seu passado

Eu olho para cada peça de mobiliário e todos os objetos como uma escultura individual

-Elise de Wolfe

Frequentemente, existe uma relação de dependência entre a arquitetura e o ambiente. Cada parte do mundo definiu suas próprias técnicas arquitetônicas com base em suas condições climáticas únicas. No entanto, as preocupações ambientais no século 21 provocaram novas técnicas, implementando soluções para preservar os recursos naturais e proporcionar conforto térmico. Enquanto alguns optaram por uma abordagem futurista com soluções mecânicas e tecnologicamente avançadas, outros decidiram voltar no tempo e explorar como as civilizações protegiam seu povo, arquitetura e meio ambiente quando não tinham mais nada a que recorrer a não ser o próprio meio natural. Neste artigo, veremos como os muxarabis encontraram seu caminho de volta à arquitetura moderna. 

O clima da região mediterrânea é caracterizado por um clima quente e muitas vezes seco devido ao fato de ser cercado por desertos, seja o Saara no norte da África, ou o deserto no Golfo da Arábia. Naturalmente, as estruturas nos tempos antigos não eram equipadas com sistemas de ventilação mecânica, por isso foram projetadas para lidar com as condições naturais e otimizar o conforto térmico interno com base nos recursos naturais. O Musharrabiya, também conhecido como Mashrabiya, ou muxarabi, foi introduzido pela primeira vez nas regiões árabes do Oriente Médio e Norte da África. Acredita-se que seu nome tenha derivado da palavra árabe “Sharab” que se traduz por “beber”, devido ao fato de Musharrabiya se referir a um local fresco e sombreado onde se pode beber água de uma panela de barro. Outros acreditam que a palavra foi derivada de “Mashrafiya”, que se traduz como “um local de observação”, razão pela qual era frequentemente associada a uma pequena sacada de madeira protuberante nas casas.

O muxarabi foi implementado pela primeira vez como um elemento arquitetônico tradicional que cobre aberturas e janelas não apenas para fins térmicos, mas também por motivos culturais. Por definição, é uma tela perfurada feita de madeira, argila ou pedra, que regula a luz, o calor, a ventilação e a umidade e cria um espaço de privacidade não muito obscuro. A privacidade foi um fator muito importante, pois é um dos principais valores distintivos do Islã. Seus padrões de perfuração foram derivados de padrões e motivos islâmicos, e cada padrão serviu exclusivamente a um propósito específico; projetos detalhados foram usados para espaços que exigiam mais privacidade, enquanto grandes formas geométricas eram usadas para espaços públicos que precisavam de maior fluxo de ar e luz. O muxarabi se tornou um excelente exemplo de como a estética e as funções podem andar de mãos dadas.

Embora o muxarabi seja de origem árabe, foi usado no Brasil durante a colonização portuguesa. Sua aplicação tem diminuído ao longo dos anos com o surgimento de novos recursos de filtração solar, mas ainda é possível encontrar projetos contemporâneos no país e no mundo que utilizem o elemento arquitetônico. No entanto, os muxarabi foram reinventados para atender aos requisitos modernos, pois são considerados um recurso caro em termos de fabricação e manutenção. A privacidade também não é mais um fator crucial, uma vez que a própria arquitetura agora é construída para fornecê-la. Independentemente disso, o muxarabi testemunhou uma evolução própria em termos de forma e materiais, adaptando-se às exigências arquitetônicas do século XXI.

Elementos de Fachada

Como afirmado anteriormente, a arquitetura islâmica foi caracterizada pela preservação da privacidade. Os muxarabis eram usados para bloquear a visão de vizinhos ou pessoas que andavam na rua e impedi-los de olhar através do que está além das paredes perfuradas. Em países onde as condições climáticas eram extremas, as fachadas foram construídas inteiramente como muxarabis para permitir o fluxo de ar natural e a difusão de luz dentro de todos os espaços do edifício e manter a privacidade dos residentes. Os materiais mais comuns usados foram argila, tijolo e pedra.

Telas e divisórias externas

Embora os muxarabis fossem considerados dispositivos que separam visualmente espaços públicos e privados, as pessoas muitas vezes queriam mais luz ou abertura em certas áreas de seus espaços, então eles instalaram telas de muxarabi que podem ser movidas ou abertas para dar ao usuário a capacidade de ajustar de acordo com seu ou suas próprias necessidades. O material mais utilizado para as telas é a madeira, por ser leve e de fácil manuseio.

Em termos de divisórias interiores, os muxarabis foram instalados como uma intervenção suave que não é muito imponente ou perturbadora para o espaço, abrindo dois espaços juntos, mantendo seus respectivos limites. Além de serem funcionais, também agregaram um sentido decorativo ao espaço interno. Dependendo do conceito do projeto, as divisórias internas costumam ser feitas de madeira e argila, limitando o peso que era imposto aos pisos.

IMG-20200313-WA0034
IMG-20200313-WA0056
definindo espaços

50 anos de história

Iniciamos nossas atividades há mais de 50 anos, com o desafio de produzir divisórias de alto padrão com velocidade e qualidade. Alcançamos nosso objetivo e atualmente trabalhamos com representantes nos principais estados do Brasil, além de exportar para países da América Latina entre outros.

Desenvolvemos projetos especiais de Divisórias Piso-Teto e Divisórias Retráteis com elevada tecnologia acústica, utilizadas principalmente no meio hoteleiro, corporativo, onde hoje desfrutamos de uma posição privilegiada no cenário industrial brasileiro. 

entre em contato

Nosso formulário

onde estamos