adult-aged-blur-834863.jpg

você está no artigo

Você moraria em uma casa loft? Conheça essas novas moradias que dominaram o mercado

Eu olho para cada peça de mobiliário e todos os objetos como uma escultura individual

-Elise de Wolfe

Estilosas, com uma atmosfera industrial e ambientes integrados, as casas loft se tornaram tendências de moradia. Quem se identifica com as características citadas anteriormente, vai adorar esse tipo de residência, que alia praticidade e aconchego.

É muito comum que as casas loft sejam provenientes de galpões e armazéns inutilizados – o que, de certa forma, acaba sendo também uma forma de dar nova função para espaços que não estão sendo usados. Em razão dessa característica, esse tipo de moradia costuma contar com o pé direito duplo. 

O que é uma casa loft?

Mais do que outros tipos de moradias, o loft possui uma bagagem histórica bem expressiva, que contribui diretamente para a criação de projetos. E por isso, entender o movimento que trouxe essas casas para o Brasil é fundamental. 

Na França, a partir dos anos 50, os lofts passaram a ser considerados moradias urbanas. Tratavam-se de um espaço que geralmente ficava no alto de galpões, celeiros ou qualquer outra estrutura ampla em que os ambientes eram integrados  e com pé direito alto. 

O movimento seguiu para Nova York na década de 60, e logo grandes produções de Hollywood começaram a abordar sobre o estilo – como Ghost e Flashdance. A partir desse momento, as casas loft se tornaram  queridinhas e sofreram grande expansão ao redor dos Estados Unidos. 

Como se tratava de uma moradia “improvisada”, muitas vezes eleita como lar de artistas e profissionais liberais, as casas loft costumavam ser super despojadas e alternativas. E isso é algo que se reflete até os dias de hoje. 

Características de uma casa loft:

Existem diferentes construções de loft diferentes. Atualmente, alguns arquitetos inovam e conseguem criar um estilo super elegante nesses modelos rústicos de morar. 

Ainda assim, vale trazer algumas características gerais que costumam ser bem incorporadas aos lofts. São elas: 

  • Pé direito alto: por se tratar de um ambiente antes voltado para indústrias, a distância do teto ao piso costuma ser bem significativa; 
  • Ambientes integrados: esses espaços sofrem poucas alterações de sua estrutura. Geralmente, as divisórias são feitas com o uso de marcenaria; 
  • Janelas amplas: a iluminação é um ponto focal para casas loft. A ideia é tornar os espaços mais amplos; 
  • Tubulação hidráulica à mostra: o que antes poderia ser sinal de desleixo, hoje compõe o design de interiores e de quebra cria um clima industrial cativante. 

Você moraria em uma casa assim?

IMG-20200313-WA0034
IMG-20200313-WA0056
definindo espaços

50 anos de história

Iniciamos nossas atividades há mais de 50 anos, com o desafio de produzir divisórias de alto padrão com velocidade e qualidade. Alcançamos nosso objetivo e atualmente trabalhamos com representantes nos principais estados do Brasil, além de exportar para países da América Latina entre outros.

Desenvolvemos projetos especiais de Divisórias Piso-Teto e Divisórias Retráteis com elevada tecnologia acústica, utilizadas principalmente no meio hoteleiro, corporativo, onde hoje desfrutamos de uma posição privilegiada no cenário industrial brasileiro. 

entre em contato

Nosso formulário

onde estamos