adult-aged-blur-834863.jpg

você está no artigo

Saiba como dividir espaços sem usar divisórias tradicionais

Eu olho para cada peça de mobiliário e todos os objetos como uma escultura individual

-Elise de Wolfe

Funcionalidade, boa ventilação, iluminação confortável e acesso a vistas externas são algumas das importantes características necessárias para o conforto humano em um espaço habitado ou ocupado. No entanto, esses elementos estão se tornando cada vez mais difíceis com habitações e construções urbanas menores. Arquitetos e indivíduos, portanto, recorrem a soluções de design para criar configurações mais agradáveis e personalizadas.

Uma solução para abrir e ampliar espaços é reduzir a quantidade de divisórias ou paredes sólidas e substituí-las por meios alternativos de separação espacial.

Se aplicada adequadamente, essa etapa fácil e acessível otimizaria o fluxo de ar e a propagação da luz natural em qualquer ambiente, economizando um pouco de espaço em apartamentos ou casas de pequeno porte. Ela cria também um dinamismo visual e movimento à medida que enquadra e destaca funções diferentes, dentro de uma mesma área. De fato, existem diversas interpretações possíveis de segmentação de espaço, não sólidas, como visto nos projetos abaixo.

Tratamentos nas paredes

Um primeiro passo para substituir divisões completas é ter grandes aberturas ou recortes dentro das paredes não estruturais existentes. É uma boa maneira de garantir continuidade visual e enquadramento ao mesmo tempo. Essa mudança também pode destacar certas áreas que você gostaria de acentuar no projeto.

Níveis

Uma segunda solução seria diversificar os níveis e alturas do teto ou do solo. De fato, funções diferentes podem exigir dimensões verticais distintas, mais adequadas a elas em termos de absorção ou sensação sonora. A mudança nos níveis pode ser realizada para cima ou para baixo.

Teto rebaixado – Nesse caso, um teto falso, um sistema de grade suspensa ou painéis suspensos também pode ser configurado como um marcador para diferentes áreas. Eles também podem ser úteis alojando máquinas mecânicas ou elétricas (HVAC, iluminação embutida…).

Piso elevado – A mudança de nível também pode ser feita de baixo para cima, criando uma separação muito clara entre dois espaços funcionais. Isso é comum e, em alguns países, é uma prática tradicional de construção que permite muitas integrações, como aquecimento sob os ladrilhos, área de armazenamento abaixo ou apenas fornecer uma altura mais baixa do teto, com melhor acústica.

Transição material

Uma forma adicional de destacar os diversos níveis ou simplesmente alternar áreas sem divisórias é através da mudança de material. Uma camada de revestimento ou materiais contrastantes em zonas adjacentes constituiria uma maneira prática e criativa de diferenciar espaços. É certamente um elemento decorativo que adiciona dinamismo e movimento ao projeto.

Setorização com cores

As áreas de delineamento podem ser feitas de maneira semelhante com a simples aplicação de cores diferentes e contrastantes (incluindo alguns materiais). É uma solução extremamente interessante, se usada de maneira inteligente e moderada, além de ser reversível, se necessário.

Peças de mobiliário

A melhor solução de particionamento fácil em espaços abertos continua sendo o uso de móveis como um objeto flexível de divisão entre duas áreas. Seja um balcão da cozinha ou uma mesa de jantar, eles podem ser utilizados para distinguir informalmente as zonas vizinhas.

Divisórias leves e flexíveis

Por fim, se o resultado exigido for um espaço mais flexível que ainda possa oferecer, eventualmente um nível adicional de privacidade, painéis, cortinas leves e móveis poderão ser usados nos espaços abertos.

Fonte: Archdaily

IMG-20200313-WA0034
IMG-20200313-WA0056
definindo espaços

50 anos de história

Iniciamos nossas atividades há mais de 50 anos, com o desafio de produzir divisórias de alto padrão com velocidade e qualidade. Alcançamos nosso objetivo e atualmente trabalhamos com representantes nos principais estados do Brasil, além de exportar para países da América Latina entre outros.

Desenvolvemos projetos especiais de Divisórias Piso-Teto e Divisórias Retráteis com elevada tecnologia acústica, utilizadas principalmente no meio hoteleiro, corporativo, onde hoje desfrutamos de uma posição privilegiada no cenário industrial brasileiro. 

entre em contato

Nosso formulário

onde estamos