adult-aged-blur-834863.jpg

você está no artigo

Divisórias viram “coringa” na organização de layouts corporativos para a retomada pós-pandemia

Eu olho para cada peça de mobiliário e todos os objetos como uma escultura individual

-Elise de Wolfe

A pandemia causada pela Covid-19 levou empresas por todo o mundo a suspenderem as atividades presenciais. Funcionários passaram a trabalhar remotamente das suas casas e os escritórios ficaram vazios.

Com a flexibilização da quarentena e a gradual retomada das atividades por parte de alguns setores, surgiu a necessidade de adaptar o layout dos ambientes corporativos. Antes, esses espaços eram voltados à promoção da integração e interação entre os funcionários. Agora a principal preocupação é em garantir a segurança, saúde e bem-estar das pessoas que ocupam os espaços.

De acordo com a arquiteta Beatriz Bechara, especializada em projetos corporativos, em todo o mundo dos negócios se discute sobre como reconfigurar o local de trabalho atual, desde pequenas startups até empresas gigantes do mundo financeiro.

“No retorno ao trabalho na China e países da Europa, nas fases pós-auge-pandemia, onde originalmente a configuração habitual era de uma pessoa a cada 5 m² — está se cogitando uma pessoa a cada 10 m².”, afirma.

Além do maior espaço individual, existem outras recomendações sobre o distanciamento social e práticas sanitárias que devem ser respeitadas visando oferecer o mínimo de segurança em um ambiente corporativo.

Mas, como tudo relacionado a pandemia, essas recomendações mudam constantemente. Com isso, se faz necessária especial atenção ao desenvolvimento de projetos que permitam flexibilidade para a implantação de futuras orientações no combate ao coronavírus.

“Temos que desenvolver projetos que atendam às necessidades do cenário atual e, ao mesmo tempo, que estejam preparados para absorver rapidamente as mudanças que certamente virão. Dentro desse contexto, o uso de divisórias em projetos para o ambiente corporativo oferece ao arquiteto uma grande flexibilidade”, comenta Beatriz.

Um exemplo prático dessa flexibilidade é a velocidade com a qual se torna possível reajustar o layout de um ambiente corporativo inteiro, quando seu projeto é desenvolvido tendo como base a delimitação de espaços através do uso de divisórias.

Por serem estruturas móveis, o arquiteto tem a possibilidade de reajustar os ambientes, incorporando novas diretrizes, e executar as alterações necessárias em uma fração do tempo se comparado a utilização de materiais convencionais para delimitação de espaços.

IMG-20200313-WA0034
IMG-20200313-WA0056
definindo espaços

50 anos de história

Iniciamos nossas atividades há mais de 50 anos, com o desafio de produzir divisórias de alto padrão com velocidade e qualidade. Alcançamos nosso objetivo e atualmente trabalhamos com representantes nos principais estados do Brasil, além de exportar para países da América Latina entre outros.

Desenvolvemos projetos especiais de Divisórias Piso-Teto e Divisórias Retráteis com elevada tecnologia acústica, utilizadas principalmente no meio hoteleiro, corporativo, onde hoje desfrutamos de uma posição privilegiada no cenário industrial brasileiro. 

entre em contato

Nosso formulário

onde estamos