adult-aged-blur-834863.jpg

você está no artigo

Como garantir conforto e bem-estar em espaços com dimensões reduzidas?

Eu olho para cada peça de mobiliário e todos os objetos como uma escultura individual

-Elise de Wolfe

Enquanto uma parte da sensação de conforto e bem-estar em um ambiente interno está relacionada a fatores externos à edificação, como a iluminação e ventilação naturais, outra está diretamente associada à distribuição espacial interna e às sensações provocadas nos habitantes daquele espaço por meio da arquitetura.

Conciliar todos os fatores que proporcionam um maior conforto e bem-estar nos espaços internos é sempre um desafio em um projeto arquitetônico, sobretudo em ambientes com áreas reduzidas, onde o espaço deve ser aproveitado ao máximo e nem sempre há a possibilidade de prever grandes aberturas para o exterior ou nem mesmo para abrigar todas as funções do programa de uma maneira convencional.

Nesses casos, uma série de soluções podem ser pensadas em termos arquitetônicos para promover uma maior sensação de bem-estar aos habitantes da edificação. Apresentamos a seguir algumas das estratégias que podem ser utilizadas em projetos de pequena escala de forma a garantir um maior conforto em termos de iluminação, ventilação, aproveitamento do espaço e bem-estar dos habitantes.

Iluminação e ventilação naturais

As janelas, como um dos principais meios de conexão entre o interior e o exterior em um projeto arquitetônico, têm a dupla função de iluminar e ventilar os ambientes. Essas qualidades são muito valorizadas em ambientes com áreas reduzidas, por isso é importante que sejam bem dimensionadas e posicionadas a partir de estudos de ventilação e da trajetória solar, aliados às necessidades do local.

Em projetos com pouca área útil, flexibilidade é uma palavra-chave. Escadas utilizadas como armários, mesas retráteis, camas com gavetas embutidas e mobiliário sobre rodas são alguns exemplos de soluções recorrentes em espaços com área reduzida para economizar espaço e resolver mais de uma função em um único elemento.

Vegetação

Os seres humanos possuem uma dependência instintiva da natureza, o que alimenta a busca por estar de alguma forma próximo à ela. Em áreas pequenas, uma alternativa para economizar espaço e ainda tomar proveito da influência da vegetação no bem-estar dos habitantes é incorporá-la de forma suspensa.

Pé-direito alto

Ambientes com pés-direitos altos, além de permitir um maior aproveitamento do espaço a partir da criação de mezaninos e espaços de armazenamento de maior altura, auxiliam também na ventilação dos ambientes internos a partir do efeito chaminé.

Materiais quentes

Enquanto os tons claros e frios podem auxiliar na maior sensação de conforto nos espaços internos a partir da maior sensação de amplitude, os materiais mais quentes como madeira, tecidos e materiais cerâmicos podem proporcionar uma maior sensação de acolhimento sem, necessariamente, trazer a sensação de habitar em um espaço mais amplo.

Divisórias móveis e leves

Divisórias móveis e leves, sejam cortinas, painéis ou outras possibilidades de separação de ambientes de forma flexível, têm uma grande vantagem em espaços com dimensões reduzidas. Quando totalmente abertos, esses elementos promovem uma maior integração entre os espaços, enquanto que, ao serem mantidos fechados, ocupam menos espaço frente às alternativas tradicionais de divisão de ambientes, como as paredes de alvenaria ou drywall.

Fonte: Archdaily

IMG-20200313-WA0034
IMG-20200313-WA0056
definindo espaços

50 anos de história

Iniciamos nossas atividades há mais de 50 anos, com o desafio de produzir divisórias de alto padrão com velocidade e qualidade. Alcançamos nosso objetivo e atualmente trabalhamos com representantes nos principais estados do Brasil, além de exportar para países da América Latina entre outros.

Desenvolvemos projetos especiais de Divisórias Piso-Teto e Divisórias Retráteis com elevada tecnologia acústica, utilizadas principalmente no meio hoteleiro, corporativo, onde hoje desfrutamos de uma posição privilegiada no cenário industrial brasileiro. 

entre em contato

Nosso formulário

onde estamos