adult-aged-blur-834863.jpg

você está no artigo

Entenda o que é o MDF e como usar

Eu olho para cada peça de mobiliário e todos os objetos como uma escultura individual

-Elise de Wolfe

Resumo:

O MDF (Medium Density Fiberboard) são chapas com dimensões pré-definidas compostas pela junção de fibras de madeira de reflorestamento de média densidade com aspecto mais uniforme e menos porosidade. O MDF pode ser usado desde a aplicação com o painel ou na composição de mobiliários, como mesas, roupeiros e estantes.

Texto completo:

Segundo a Profa. Ma. Maiara Belo, de Design de Interiores do Unipê, a composição das chapas de MDF é feita com resinas e substâncias aglutinantes que possibilitam a união das fibras, o que dá a característica ao material. O MDF passa por etapas mais específicas,que justificam o seu valor final ser maior.

“As fibras utilizadas no processo de fabricação das chapas são extraídas de árvores de reflorestamento, o que tem um menor impacto ambiental, além de serem de espécies que têm um tempo de crescimento menor. As principais espécies usadas são a madeira de Pinus e Eucaliptos. Após o processo de composição o resultado final são chapas de textura lisa e tonalidade amadeirada clara, que depois são pigmentadas com texturas e cores diversas”, diz a professora.

Por suas características, é classificado como um bom material para cortes, entalhes, furações, usinagens, aplicação de tintas e selantes. Segundo Maiara, “Suas chapas podem ser vendidas na sua condição natural ou já com a impressão do revestimento nas duas faces, que podem ser na cor branca ou em diversos tons e texturas: desde a imitação da madeira natural, tramas, malhas, acabamentos brilhosos, lisos ou porosos e ainda servir de substrato para aplicação de pinturas ou vernizes”.

Segundo Maiara, o MDF pode ser usado para aplicação com o painel ou na composição de mobiliários, como mesas, roupeiros e estantes. É possível também fazer painéis divisórias, (especialidade da Diplomac) embalagens, artesanatos e afins. Mas é necessário ficar atento às questões técnicas, como o empenamento ou molhamento, já que as chapas têm um alto índice de dilatação em relação ao contato com líquidos, além da modificação da forma quando utilizada sem a estruturação correta.

IMG-20200313-WA0034
IMG-20200313-WA0056
definindo espaços

50 anos de história

Iniciamos nossas atividades há mais de 50 anos, com o desafio de produzir divisórias de alto padrão com velocidade e qualidade. Alcançamos nosso objetivo e atualmente trabalhamos com representantes nos principais estados do Brasil, além de exportar para países da América Latina entre outros.

Desenvolvemos projetos especiais de Divisórias Piso-Teto e Divisórias Retráteis com elevada tecnologia acústica, utilizadas principalmente no meio hoteleiro, corporativo, onde hoje desfrutamos de uma posição privilegiada no cenário industrial brasileiro. 

entre em contato

Nosso formulário

onde estamos