adult-aged-blur-834863.jpg

você está no artigo

Vidro temperado: características, uso, fabricação e desvantagens

Eu olho para cada peça de mobiliário e todos os objetos como uma escultura individual

-Elise de Wolfe

Resumo:

O vidro temperado é aquele que foi tratado termicamente (temperado) ou quimicamente tratado para alterar propriedades como dureza e resistência mecânica. O vidro temperado é mais rígido, resistente ao calor e se estilhaça quando danificado.

Texto completo:

Características

Pelas suas características, quando se quebra, quebra-se em inúmeros pedaços, tornando-o menos suscetível de causar danos ao ser humano. Isso é muito útil do ponto de vista da segurança. Além de vários utensílios de cozinha, como potes (“Pyrex”), prateleiras de geladeira e pratos, é frequentemente usado para janelas laterais e traseiras de carros, e alguns vidros também são feitos de vidro temperado.

Uso

Vidro temperado estilhaçado de uma cabine telefônica em Londres: Na produção do vidro temperado, a matéria-prima (cristal ou vidro impresso) é aquecida, o tratamento térmico temperado é realizado a uma temperatura de 650 / 700ºC e, em seguida, é recebido um jato de ar para gerar um choque térmico.

As paredes de vidro estão endurecidas e o interior ainda é pastoso. Quando o vidro esfria completamente, um estado de tensão compressiva se acumula internamente e, ao mesmo tempo, começa a se expandir.

Compressão da superfície externa pré-resfriada e expansão interna. Devido a essa rápida mudança de temperatura, o vidro comum ganha muito mais resistência durante esse processo e se estilhaça ao quebrar devido à tensão oscilante.

O processo térmico de temperatura melhora significativamente as propriedades do produto e dá ao vidro temperado uma resistência muito maior do que o vidro comum. O objetivo do revenido é estabelecer uma alta tensão de compressão na área da superfície do vidro e uma tensão de tração correspondentemente alta no centro do vidro.

Experimentos conduzidos com uma placa plana temperada com espessura de 6 mm mostraram que ela pode suportar o impacto de uma bola de aço de 1 kg que cai livremente de uma altura de 2,00 m. Nas mesmas condições, o vidro comum (recozido) quebrou a uma altura de 0,30 m.

Manufatura

O vidro temperado é feito a partir do aquecimento controlado do vidro comum (não temperado) e pode quebrar durante o processo. Passe uma lâmina de vidro comum por um forno, aqueça até a temperatura de moldagem (cerca de 600 ° C) e resfrie de forma controlada.

Um processo químico alternativo para a têmpera a quente é a troca iônica, imergindo uma lâmina de vidro de pelo menos 100 µm em um tanque de nitrato de potássio fundido. Esse processo empurra íons de nitrato de potássio para o óxido de sódio do vidro. A têmpera química resulta em vidro extremamente rígido mecanicamente à custa de baixa rigidez térmica em comparação com o vidro temperado comum e é usada quando a têmpera de vidro moldado de forma complexa é necessária.

Desvantagens

O vidro temperado não pode ser cortado ou quebrado. Orifícios para hastes e parafusos, assim como bordas, devem ser polidos e cortados antes da cura. Danos à superfície podem resultar em lascamento completo da peça. Apesar de sua alta dureza e rigidez, é menos flexível do que o vidro comum ou o vidro laminado. O estresse de se concentrar no suporte ou nos pontos de suporte pode representar um risco real de esmagamento.

IMG-20200313-WA0034
IMG-20200313-WA0056
definindo espaços

50 anos de história

Iniciamos nossas atividades há mais de 50 anos, com o desafio de produzir divisórias de alto padrão com velocidade e qualidade. Alcançamos nosso objetivo e atualmente trabalhamos com representantes nos principais estados do Brasil, além de exportar para países da América Latina entre outros.

Desenvolvemos projetos especiais de Divisórias Piso-Teto e Divisórias Retráteis com elevada tecnologia acústica, utilizadas principalmente no meio hoteleiro, corporativo, onde hoje desfrutamos de uma posição privilegiada no cenário industrial brasileiro. 

entre em contato

Nosso formulário

onde estamos