adult-aged-blur-834863.jpg

você está no artigo

Conheça os processos de fabricação do alumínio

Eu olho para cada peça de mobiliário e todos os objetos como uma escultura individual

-Elise de Wolfe

Depois de resolver os problemas técnicos relacionados à produção de alumínio, posteriormente ele se tornou o metal mais utilizado depois do aço. Atualmente sua produção é superior à de todos os outros metais não-ferrosos juntos. Mas como se fabrica o alumínio?

a) Fundição

Processos de fundição comumente usados ​​na fabricação de peças em liga de alumínio fundido: areia (verde e estufada), moldes permanentes ou semipermanentes e fundição em máquinas de pressão. Em menor escala, são utilizados os processos de fundição centrífuga, fundição de precisão, moldagem por gesso e moldagem de casca.

b) Usinagem

Usinagem é o trabalho que segue a fundição com o objetivo de eliminar rebarbas e sobras de metal que seguem a fundição e adequa as dimensões da peça às especificações do produto final.

c) Reciclagem

Atualmente, uma parte significativa da carga da fundição é composta por “sucata”. No caso das latas utilizadas para embalar bebidas carbonatadas, o índice de reaproveitamento é próximo a 90% no Brasil e no Japão. A reciclagem reduz significativamente os custos de fabricação.

d) Extrusão

O processo de extrusão consiste em converter um tarugo cilíndrico em um perfil estrutural, comprimindo o tarugo de alumínio contra uma matriz contendo orifícios por onde flui o alumínio de diâmetro reduzido, e então convertendo-o em diferentes tipos de perfis. Aplicação a diversos tipos de produtos.

e) Laminação

Junto com a extrusão, a laminação é um dos processos mecânicos mais importantes para a produção de ligas de alumínio, a produção de produtos semiacabados na forma de folhas ou tiras que podem ser utilizadas industrialmente ou como matéria-prima. É chamado de processo de formação de folha, como embutimento, estampagem e desenho.

f) Anodização

A anodização é comumente entendida como um processo de acabamento de superfície aplicado a produtos de liga de alumínio extrudados e às vezes laminados. É altamente adesivo e consiste em aumentar a espessura da camada superficial de óxido de alumínio, que protege o material dos efeitos corrosivos do meio ambiente. Ao aumentar a espessura, você pode melhorar a resistência à corrosão, além do excelente acabamento superficial.

f) Soldagem

A soldagem de alumínio consiste em unir duas partes de metal (alumínio e tungstênio) através da fusão de ambos pelo derretimento dos metais. 

IMG-20200313-WA0034
IMG-20200313-WA0056
definindo espaços

50 anos de história

Iniciamos nossas atividades há mais de 50 anos, com o desafio de produzir divisórias de alto padrão com velocidade e qualidade. Alcançamos nosso objetivo e atualmente trabalhamos com representantes nos principais estados do Brasil, além de exportar para países da América Latina entre outros.

Desenvolvemos projetos especiais de Divisórias Piso-Teto e Divisórias Retráteis com elevada tecnologia acústica, utilizadas principalmente no meio hoteleiro, corporativo, onde hoje desfrutamos de uma posição privilegiada no cenário industrial brasileiro. 

entre em contato

Nosso formulário

onde estamos